Bem-vindo à página Estatísticas do Século XX, que traz uma nova edição da publicação de mesmo nome. A edição contém arquivos em excel com informações extraídas de volumes dos Anuário Estatístico do Brasil e das Estatísticas Históricas do Brasil.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística apresenta uma nova edição, revista e ampliada, de Estatísticas do Século XX, obra lançada originalmente em 2003, em um volume impresso, ilustrado e acompanhado de CD-ROM, contendo um vasto conjunto de arquivos em Excel com informações estatísticas sobre a realidade brasileira. Tais informações foram extraídas dos 64 volumes do Anuário Estatístico do Brasil, publicados entre 1916 e 2000, e da publicação Estatísticas Históricas do Brasil: séries econômicas, demográficas e sociais de 1550 a 1988, cujas séries foram complementadas com informações de outras fontes oficiais de dados.

Esta nova edição, ora disponibilizada neste site inclui, além dos arquivos Excel, arquivos PDF de cópias fac-similares das tabelas dos anuários estatísticos referentes às estatísticas demográficas, sociais, políticas e culturais, publicadas apenas em papel até 1994; desde 1995, as tabelas em formato Excel, bem como o Anuário Estatístico em sua integralidade, vêm sendo publicadas também em meio digital. Esses dois conjuntos de arquivos, em formato Excel e em formato PDF, até 1994, são o espelho um do outro: são idênticos os índices, a ordem cronológica e os títulos das tabelas. Contêm, ainda, um idêntico sistema de busca por temas.

As informações estatísticas estão organizadas em duas partes: uma, com as estatísticas demográficas, sociais, políticas e culturais; e outra, com as estatísticas econômicas, distribuídas em 326 séries históricas.


© 2024 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística